Programa de Aplicação Responsável da Dow AgroSciences realiza treinamentos voltados às Grandes Culturas em São José do Ouro - RS

Nesta semana, a Dow AgroSciences, junto com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu, promoveu o Programa de Aplicação Responsável, na cidade de São José do Ouro e arredores, no Rio Grande do Sul.

Aproximadamente 30 convidados, entre eles agricultores, técnicos e operadores de pulverizadores, puderam conferir no evento a palestra do pesquisador da UNESP, Fernando Kassis, que apresentou didaticamente os conceitos básicos e as premissas das boas práticas de aplicação. O conceito da responsabilidade na aplicação é definido pelo uso de um conjunto de boas práticas no manejo e aplicação de defensivos agrícolas, visando otimizar recursos e reduzir o impacto do uso destas práticas nos sistemas de produção agrícola, buscando maior sustentabilidade para o tratamento fitossanitário.

Para melhor entendimento sobre o tema deriva e suas implicações técnicas e ambientais foi utilizado um Simulador de Deriva, equipamento que possibilita simular condições reais de vento e tamanhos de gotas das aplicações, de forma que os participantes tivessem a visualização real do efeito do uso de cada tipo de tecnologia (pontas e pressão de trabalho) de acordo com a velocidade do vento no momento da aplicação. O objetivo do uso do simulador de deriva foi trazer ao treinamento teórico uma visualização prática da deriva, de forma dinâmica.

Os participantes puderam interagir com o processo, sugerindo situações de aplicação e avaliando seus efeitos diretos sobre a deriva. Desta maneira, eles também puderam reavaliar condições cotidianas de aplicação de maneira controlada durante o treinamento, com o potencial de ver e sentir a deriva.

No Rio Grande do Sul os treinamentos são realizados com apoio do Sistema FARSUL/SENAR-RS.

 
FOTO